HERÓDOTO DE HALICARNASSO: SPHRAGÍS, HISTORÍĒ E A ABDICAÇÃO DO CARÁTER DIVINO NA PRODUÇÃO DAS HISTÓRIAS

Autor/innen

  • Tiago da Costa Guterres

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71770

Abstract

É bastante particular a apresentação de Heródoto como o responsável pelas Histórias. Sua responsabilidade não diz respeito tanto ao conteúdo apresentado, o que resulta da opinião de diversos informantes, mas ao empreendimento como um todo: Heródoto é o responsável por viajar para colher informações, organizar os lógoi, apresentá-los ao público. Procuro mostrar neste artigo que, na produção e elaboração das Histórias, há um abandono do caráter divino, fator relacionado à investigação (historíē) e à assinatura (sphragís) presentes na obra. Heródoto, ao contrário dos poetas inspirados pelas Musas, atua como o responsável pleno pelo empreendimento, o que o autoriza a inserir seu nome em sua produção.

Autor/innen-Biografie

Tiago da Costa Guterres

Mestrando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. Anderson Zalewski Vargas. Bolsista CNPq.

Veröffentlicht

2022-12-13

Zitationsvorschlag

da Costa Guterres, T. (2022). HERÓDOTO DE HALICARNASSO: SPHRAGÍS, HISTORÍĒ E A ABDICAÇÃO DO CARÁTER DIVINO NA PRODUÇÃO DAS HISTÓRIAS. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 4(2), 160–173. https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71770