O CORPO IDEAL: UM ESTUDO SOBRE O FEMININO NA ARTE RÉGIA DO REINO NOVO (cc. 1550-1070 a.C.)
DOI:
https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71684Abstract
Na concepção dos egípcios, a pirâmide social da humanidade culmina no rei, que está mais próximo dos deuses e pertence de fato ao seu mundo e não é separável dele. Em casos particulares, apresenta-se aos homens como um deus, o que o torna um objeto de veneração cultural, mas, em primeiro lugar, ele é o administrador do culto divino e representante da humanidade perante os deuses, o que relegava ao rei a manutenção da maat – a ordem universal (HOURNUNG, 1994, p. 239). Nesse sentido, a posição ocupada pelas rainhas no Egito, em conexão com a figura do faraó, era determinada pela mitologia e pelo poder divino, ou seja, “(...) a mulher que ocupava a posição de rainha era humana, elas eram, por extensão, removidas da esfera mortal e dotadas de aspectos divinos. A noção de realeza feminina era complementar ao rei, e a conexão entre os dois significava que um não poderia existir sem o outro” (ROBINS, 1996, p. 42).Downloads
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