NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: UMA CONVERSA SOBRE LEGISLAÇÃO, BRAUDEL E FLÁVIO JOSEFO

Autor/innen

  • Marcos José de Melo Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2010.68064

Abstract

Compreende-se melhor a partir de tais informações a visão que tinham outros povos dos etíopes, assim como o quadro que eles pintaram de si mesmo no século XIII, quando colocaram por escrito o ciclo de lendas sobre a origem de seu Estado de base teocrática no Kebra Nagast. Isso implica dizer que, lembrando Braudel, “a fixidez dos espaços solidamente ocupados não exclui a permeabilidade dessas mesmas fronteiras às múltiplas viagens dos bens culturais que não cessam de transpô-las”, e que as civilizações africanas estiveram incluídas nesse processo durante toda a Idade Antiga.

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Autor/innen-Biografie

Marcos José de Melo, Universidade de Pernambuco

Mestrando em História pela Universidade de Pernambuco; membro do Leitorado Antiguo – Grupo de Ensino e Extensão em História Antiga. Email: marcos_melo83@hotmail.com

Veröffentlicht

2022-06-09

Zitationsvorschlag

DE MELO, Marcos José. NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: UMA CONVERSA SOBRE LEGISLAÇÃO, BRAUDEL E FLÁVIO JOSEFO. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 48–58, 2022. DOI: 10.12957/nearco.2010.68064. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/68064. Acesso em: 24 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Espaço Philia