Escrita Pedagógica e Poder: Feiticeiras, Mediadoras e Literatura Vicentina.

Autores/as

  • Fernando de Sá Oliveira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2021.58662

Palabras clave:

História. Literatura pedagógica. Representações.

Resumen

Buscamos analisar a escrita pedagógica e moralizante do Século XVI, através das obras escritas pelo Dramaturgo português Gil Vicente: “O velho da horta”, “Auto da Barca do Inferno” e “Auto das Fadas”. O autor se firmou como um dos maiores dramaturgos humanistas entre o final da Idade Média e início de Época Moderna. A literatura vicentina que caminha entre os Autos (gênero literário de teor moralizador e pedagógico) e as Farsas (literatura voltada para a comédia e a ironia), nos apresenta como figura central da sua obra, a figura da feiticeira alcoviteira. Este topoi feminino será aqui o fio condutor para que possamos conhecer mais o universo sociocultural da mulher nesta época e seu lugar no âmbito público e privado, visto que esta personagem dialoga com diversos grupos sociais.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando de Sá Oliveira Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM HISTÓRIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

Publicado

2021-08-21

Cómo citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Fernando de Sá. Escrita Pedagógica e Poder: Feiticeiras, Mediadoras e Literatura Vicentina. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 172–187, 2021. DOI: 10.12957/nearco.2021.58662. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/58662. Acesso em: 27 jul. 2025.