A Mentalidade Militarista Romana e sua Influência Sobre a Ritualística dos Primeiros Cristãos

Authors

  • Daniel Soares Veiga Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.80647

Abstract

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar o impacto e a influência que o fascínio pelo militarismo, latente na sociedade imperial romana, exerceu sobre a ritualística dos primeiros cristãos urbanos e de como estes reinterpretaram e ressignificaram este fetiche pelo universo militar, transformando-o em um veículo eficaz para propagação da sua mensagem religiosa.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Soares Veiga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em História pela UERJ em fase de conclusão de curso, sob a orientação da Prof. Dr. Maria Regina Cândido. A tese em andamento tem por título "Jesus: uma análise do processo histórico que culminou na sua divinização pelo evangelho de João no final do século I, dentro do contexto da sociedade imperial romana". Especialista em História Antiga, com ênfase para área de paleocristianismo, messianismo judaico, Jesus histórico, evangelho de João e 1 Livro de Enoque.

Published

2024-08-10

How to Cite

VEIGA, Daniel Soares. A Mentalidade Militarista Romana e sua Influência Sobre a Ritualística dos Primeiros Cristãos . NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/nearco.2022.80647. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/80647. Acesso em: 22 may. 2025.