Disputas por Autoridade na Igreja de Corinto: Batalhas Travadas no Campo da Magia.

Autores

  • Daniel Soares Veiga Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Magia, Politeísmo, Militarismo, Cristianismo, Corinto.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar certas passagens da Primeira Epístola aos Coríntios, onde lemos que os cristãos da comunidade de Corinto envolveram-se com práticas de magia. Tais procedimentos, por sua vez, tinham seu sitz in lebem no contexto da sociedade imperial romana, que exaltava e glamourizava o militarismo. Militarismo este que foi ressignificado para o campo da magia e do sobrenatural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Soares Veiga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em História pela UERJ em fase de conclusão de curso, sob a orientação da Prof. Dr. Maria Regina Cândido. A tese em andamento tem por título "Jesus: uma análise do processo histórico que culminou na sua divinização pelo evangelho de João no final do século I, dentro do contexto da sociedade imperial romana". Especialista em História Antiga, com ênfase para área de paleocristianismo, messianismo judaico, Jesus histórico, evangelho de João e 1 Livro de Enoque.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

VEIGA, Daniel Soares. Disputas por Autoridade na Igreja de Corinto: Batalhas Travadas no Campo da Magia. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/75179. Acesso em: 25 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos