A Representação Imagética do Culto Imperial na Moeda Semis da Colônia Patricia durante o Principado do Imperador Otaviano Augusto (29 Aec – 14 Ec)

Autores

Palavras-chave:

Imagética, Moeda, Culto imperial, Colônia Patricia.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o culto imperial a partir da moeda denominada semis, cunhada na Colônia Patricia, durante o governo de Otaviano Augusto, primeiro imperador romano na sua fase imperial. Para tanto, a metodologia utilizada para análise da fonte em questão é o método iconográfico proposto por Erwin Panofsky, organizado  em três níveis, quais sejam: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconográfica.

Biografia do Autor

Aline Brasiliense Brito


 Doutoranda no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Pará. Mestra e graduada em Filosofia pelo Programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará. Professora efetiva de filosofia na Escola de Aplicação da UFPA. E-mail: alinebrasiliensedebrito@hotmail.com.

Alan Araujo Brito, Seduc

Professor licenciado em História e Pós-graduado em História Antiga e Medieval pelo Instituto Tecnológico e Educacional Cascavel /PR-ITECNE. Professor  História da Secretaria de Educação do Pará -SEDUC . E-mail: Alan-historia@hotmail.com

 

Liliane Cristina Coelho, Centro Universitário Campos de Andrade


Doutora em História Antiga pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE e da Faculdade Santa Madalena Sofia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade – NEA, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Brito, A. B., Brito, A. A., & Coelho, L. C. (2024). A Representação Imagética do Culto Imperial na Moeda Semis da Colônia Patricia durante o Principado do Imperador Otaviano Augusto (29 Aec – 14 Ec). NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 14(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/77268