A SAÚDE DA MULHER E A CONTINUIDADE DA FAMÍLIA: CONCEPÇÃO E CONTRACEPÇÃO NO PAPIRO MÉDICO DE KAHUN

Autores

  • Liliane Cristina Coelho

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71687

Resumo

A preocupação constante com a saúde da mulher e com a continuidade da família fez com que os antigos egípcios criassem diversos métodos médicos que tinham a intenção de preservar a saúde feminina. Alguns destes procedimentos estão descritos em papiros, que datam dos diferentes períodos da história egípcia. Neste artigo abordaremos tais prescrições por meio da análise do Papiro Médico de Kahun.

Biografia do Autor

Liliane Cristina Coelho

Mestre e doutoranda em História Antiga pela Universidade Federal Fluminense, sob orientação do professor doutor Ciro Flamarion Cardoso. Atualmente desenvolve a pesquisa “Mudanças e Permanências no Uso do Espaço: a cidade de Tell el-Amarna e a questão do urbanismo no Egito antigo”, com auxílio do CNPq. Professora do Curso de Especialização em História Antiga e Medieval das Faculdades Itecne – Curitiba – PR.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Coelho, L. C. (2022). A SAÚDE DA MULHER E A CONTINUIDADE DA FAMÍLIA: CONCEPÇÃO E CONTRACEPÇÃO NO PAPIRO MÉDICO DE KAHUN. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 4(2), 81–98. https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71687

Edição

Seção

Dossiê