HERÓDOTO DE HALICARNASSO: SPHRAGÍS, HISTORÍĒ E A ABDICAÇÃO DO CARÁTER DIVINO NA PRODUÇÃO DAS HISTÓRIAS

Autores

  • Tiago da Costa Guterres

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71770

Resumo

É bastante particular a apresentação de Heródoto como o responsável pelas Histórias. Sua responsabilidade não diz respeito tanto ao conteúdo apresentado, o que resulta da opinião de diversos informantes, mas ao empreendimento como um todo: Heródoto é o responsável por viajar para colher informações, organizar os lógoi, apresentá-los ao público. Procuro mostrar neste artigo que, na produção e elaboração das Histórias, há um abandono do caráter divino, fator relacionado à investigação (historíē) e à assinatura (sphragís) presentes na obra. Heródoto, ao contrário dos poetas inspirados pelas Musas, atua como o responsável pleno pelo empreendimento, o que o autoriza a inserir seu nome em sua produção.

Biografia do Autor

Tiago da Costa Guterres

Mestrando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. Anderson Zalewski Vargas. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

da Costa Guterres, T. (2022). HERÓDOTO DE HALICARNASSO: SPHRAGÍS, HISTORÍĒ E A ABDICAÇÃO DO CARÁTER DIVINO NA PRODUÇÃO DAS HISTÓRIAS. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 4(2), 160–173. https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71770

Edição

Seção

Artigos