A VIOLÊNCIA CONTRA O INOCENTE: A SABEDORIA PRÁTICA NA NARRATIVA DE HÉCUBA, DE EURÍPIDES

Autores

  • Brian Kibuuka

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71683

Resumo

A premissa fundamental que pauta este trabalho tem por base a necessidade, quando da análise dos dramas, de se elucidar a questão da relação entre as tragédias e o seu contexto sociocultural mais amplo, estabelecendo criteriosamente os limites de tal relação. As tragédias, encenadas preponderantemente em um festejo cívico – as Grandes Dionisíacas – eram compreendidas como instrumentos por meio dos quais o tragediógrafo, educador da pólis, interferia nas questões de interesse dos cidadãos, os quais eram estimulados até mesmo financeiramente a frequentarem o teatro para a celebração religioso-cívica.

Biografia do Autor

Brian Kibuuka

Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Membro de Grupo de Pesquisa da Universidade de Coimbra, Membro de Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense e Colaborador da Sociedade Psicanalítica de Orientação Contemporânea Brasileira.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Kibuuka, B. (2022). A VIOLÊNCIA CONTRA O INOCENTE: A SABEDORIA PRÁTICA NA NARRATIVA DE HÉCUBA, DE EURÍPIDES. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 4(2), 11–30. https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71683

Edição

Seção

Dossiê