Diplomacia cultural da URSS na Guerra Fria: as turnês do Ballet Bolshoi nos Estados Unidos | Cultural Diplomacy of the USSR in the Cold War: the Bolshoi Ballet tours in the United States

Autores/as

Palabras clave:

Diplomacia Cultural, Guerra Fria, Ballet Bolshoi

Resumen

Na Guerra Fria, a União Soviética promoveu turnês do Ballet Bolshoi para obtenção de prestígio e promoção de seus valores por meio da dança. Várias dessas turnês ocorreram nos Estados Unidos e foram frequentemente noticiadas pelo The New York Times, demonstrando o interesse e relevância da pauta para o público estadunidense. O artigo busca responder como a diplomacia cultural foi utilizada pela URSS na Guerra Fria e analisar a mobilização das turnês do Bolshoi para conquistar reconhecimento soviético. Para isso, é utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977) para identificar as notícias sobre o Ballet Bolshoi no The New York Times. Assim, o Acordo Lacy-Zarubin (1958) foi o precursor das trocas culturais entre as potências, prevendo as turnês. Nota-se o envolvimento do Estado soviético nas escolhas referentes às turnês, as quais trouxeram prestígio para a URSS, ainda que a percepção estadunidense fosse influenciada negativamente pelas tensões da Guerra Fria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Cardozo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

ACORDO entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

sobre Intercâmbios nos Campos Cultural, Técnico e Educacional. 27 jan. 1958. Disponível em:

https://librariesandcoldwarculturalexchange.wordpress.com/text-of-lacy-zaroubin-agreement-ja

nuary-27-1958/. [Acesso em: 12 abr. 2025]

BALLET FANS WAIT IN RAIN 7 HOURS: Special Sale at Garden for Bolshoi Draws

Thousands -- Orders Total 900,000. The New York Times, Nova Iorque, p. 14, 11 abr. 1959.

BARBA, Fabiola Rodríguez. Diplomacia cultural.¿ Qué es y qué no es?. Espacios públicos, v. 18, n.

43, p. 33-49, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOLSHOI. Bolshoi Theatre, 2025. About us. Disponível em:

<https://bolshoi.ru/en/about/history>. [Acesso em: 12 abr. 2025]

CAPELATO, Maria Helena. A imprensa como fonte e objeto de estudo para o historiador. In:

VILLAÇA, Mariana; PRADO, Maria Ligia Coelho. História das Américas: fontes e

abordagens historiográficas. São Paulo: Humanitas, 2015. p. 114 - 136.

CASTRO, Maria João Roque. A Dança e o Poder ou o Poder da Dança: Diálogos e

Confrontos no século XX. 2014.

CLARKE, David. Theorising the role of cultural products in cultural diplomacy from a Cultural

Studies perspective. International Journal of Cultural Policy, 22:2, 147-163, 2016

DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. IN: PINSKY, Carla

(Org.). Fontes históricas, v. 2. São Paulo: Contexto, 2005.

EZRAHI, Christina. Swans of the Kremlin: ballet and power in Soviet Russia. Pittsburg:

University of Pittsburgh Press, 2012.

GOULD-DAVIES, Nigel. The logic of Soviet cultural diplomacy. Diplomatic history, v. 27,

n. 2, p. 193-214, 2003.

GRINCHEVA, Natalia. The past and future of cultural diplomacy. International Journal of Cultural

Policy, 30:2, 172-191, 2024.

HOMANS, Jennifer. Os Anjos de Apolo: Uma História do Ballet. Lisboa: Edições 70, 2012.

HOPF, T. Moscow’s foreign policy, 1945–2000: identities, institutions and interests. In: SUNY,

Ronald G. The Cambridge History of Russia: Volume III. Cambridge: Cambridge University Press,

2006. p. 662 - 705.

JAKOBSON, Lev I.; RUDNIK, Boris; TOEPLER, Stefan. From liberal to conservative: shifting cultural

policy regimes in post-Soviet Russia. International Journal of Cultural Policy, 2018. Vol. 24, No. 3,

297–314, 2018

LAPUENTE, Rafael. A Imprensa Como Fonte: Apontamentos Teórico-Metodológicos

Iniciais Acerca Da Utilização Do Periódico Impresso Na Pesquisa Histórica. Revista de

História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 06, 2016. Disponível

em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7604. [Acesso em: 10 abr. 2025]

LIMA, Maria Érica; VIANA, Bruno. The New York Times: notícias que fazem história.

Revista Temática, n. 2, 2011.

MANZUR, Tânia Maria Pechir Gomes. Opinião pública e política externa do Brasil do

Império a João Goulart: um balanço historiográfico. Revista Brasileira de Política Internacional, p. 30-61, 1999.

MARK, Simon. Discussion papers in diplomacy: a greater role for cultural diplomacy.

Netherlands Institute of International Relations ‘Clegendael’, 2009.

MARTIN, John. DANCE: PLEASE!: Messrs. Hurok, Khrushchev, Bolshoi, What Are You Doing to

Us?. The New York Times, Nova Iorque, p. 8, 12 abr. 1959.

MCCONNELL, Fiona; DITTMER, Jason. Diplomatic Culture. In: CONSTANTINOU,

COSTAS M.; KERR, Pauline; SHARP, Paul. The SAGE Handbook of Diplomacy. Sage, 2016.

p. 104 - 113.

MCDANIEL, Cadra Peterson. American–Soviet Cultural Diplomacy: The Bolshoi Ballet's American

Premiere. Lexington Books, 2014.

MERRILL, John C.: The Elite Press. Great Newspapers of the World. Pitman 1968.

MORRISON, Simon. Bolshoi Confidential: Secrets of the Russian Ballet from the Rule of

the Tsars to Today. Londres: 4th Estate, 2016.

REEVES, Julie. Culture and International Relations: Narratives, natives and tourists. Routledge,

2004.

RIBEIRO, Edgard Telles. Diplomacia cultural: seu papel na política externa brasileira.

Fundação Alexandre de Gusmão, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 1989.

ROBINSON, Harlow. Hurok and Gosconcert. In: GARAFOLA, Lynn. Dancing the Cold War: An

International Symposium. 2017. p. 25 - 36.

SEARCY, Anne. Ballet in the Cold War: A Soviet-American Exchange. Oxford University Press,

USA, 2020.

SUNY, Ronald Grigor. (2008). Ascensão e queda da União Soviética: o império de nações. Lua

Nova: Revista de Cultura e Política, p. 77-98, 2008.

THE NEW YORK TIMES. New York Times Company, 2025. Company. Disponível em:

https://www.nytco.com/company/. [Acesso em: 11 abr. 2025]

VEHKOO, Johanna. What is quality journalism and how it can be saved. Oxford: Reuters Institute

for the Study of Journalism, University of Oxford, 2017. Disponível em:

https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/What%20is%20Quality%20Journalis

m%20and%20how%20can%20it%20be%20saved%27.pdf. [Acesso em: 10 dez. 2024]

VIEIRA, Maria do Pilar de A. et al. Imprensa como fonte para a pesquisa histórica. Projeto

História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 3, 1984.

WELDES, Jutta; SACO, Diana. Making State Action Possible: The United States and the Discursive

Construction of 'The Cuban Problem', 1960-1994. Millennium, v. 25, n. 2, p. 361-395, 1996.

WESTAD, Odd Arne. The Cambridge History of the Cold War. In: LEFFLER, Melvyn P.; 115

WESTAD, Odd Arne. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 1 - 19.

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

AYRES CARDOSO, Ana Lívia; CARDOZO, Sandra Aparecida. Diplomacia cultural da URSS na Guerra Fria: as turnês do Ballet Bolshoi nos Estados Unidos | Cultural Diplomacy of the USSR in the Cold War: the Bolshoi Ballet tours in the United States. Mural Internacional, Rio de Janeiro, v. 16, p. e91179, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/91179. Acesso em: 4 dic. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ | DOSSIER CULTURA RI