Brasil, Irã e a paz no Oriente Médio / Brazil, Iran and peace in the Middle East
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2010.5311Περίληψη
A visita do Presidente Lula a Teerã, em maio de 2010, foi um marco na história diplomática brasileira. Como resultado de audacioso esforço negociador, foi possível fazer o aparentemente impossível: levar o Irã a retornar à mesa de negociações com a comunidade internacional em torno de seu programa nuclear. O chamado Acordo de Teerã representou um primeiro passo para restaurar o diálogo, afastando a hipótese de um iminente agravamento das tensões na região. O artigo analisa os ganhos e desafios do Acordo.
ABSTRACT
President Lula’s visit to Tehran in May 2010 was a landmark in Brazilian diplomatic history. As a result of the bold negotiating effort, the seemingly impossible was made possible: to get Iran back to the negotiating table with the international community about its nuclear programme. The Tehran Agreement represented the first step towards a return to dialogue, allaying fears of an imminent heightening of tensions in the region. The article analyses the positives and challenges of the agreement.
Palavras-chave: Política externa brasileira, Acordo de Teerã, questão nuclear.
Keywords: Brazilian foreign policy, Tehran Agreement, nuclear question.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2010.5311
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.