Reflexões sobre o Direito e as Relações Internacionais: o desafio da sala de aula | Thoughts on Law and International Relations: the classroom challenge
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2019.38762Λέξεις-κλειδιά:
Relações Internacionais, Direito Internacionais, ensinoΠερίληψη
A participação do Direito como elemento central na formação dos profissionais de Relações Internacionais (RI) instiga a reflexão sobre os caminhos didático-pedagógicos da área jurídica e suas repercussões no arcabouço ontológico e epistemológico internacionalista. Assim, a partir da necessidade de uma análise crítica sobre a contribuição específica do Direito Internacional na construção teórica-instrumental das RI, este texto propõe uma reflexão sobre as atividades de ensino passível de ser conduzida em qualquer graduação em RI do país. O objetivo central desta proposta é promover um cabedal interpretativo das condições didáticas do ensino do Direito em cursos de RI, além de aclarar, desafios e perspectivas no processo formativo discente.
Palavras-chave: Ensino; Relações Internacionais; Direito Internacional.
ABSTRACT
The participation of Law as a key element in the training of International Relations (IR) professionals instigates thinking on the didactic-pedagogical paths of this discipline within the internationalist epistemological framework. Thus, based on the need for critical analysis on the specific contribution of International Law to the theoretical-instrumental construction of IR, this paper proposes a reflection on teaching activities that can be conducted at any Brazilian IR course. Our main objective is to promote an interpretative basis of Law’s didactic conditions teaching in courses of IR, besides clarifying challenges and perspectives in the student body’s formative process.
Keywords: Teaching; International Relations; International Law.
Recebido em: 10 dez. 2018 | Aceito em: 08 ago. 2019
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.