Estados Unidos (Mexicanos) e a espiral de violência: por uma breve crítica à noção de “Estado Falido” | United (Mexican) States and the spiral of violence: for a brief critique of the notion of "Failed State"
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2015.19457Schlagworte:
Estados Falidos, México, Iniciativa Mérida, Massacre de AynotzinapaAbstract
Neste artigo empreende-se uma breve crítica à noção de “Estado falido”, ilustrando seus limites ao enquadrar o do México nesse conceito. Faz-se isso por meio de uma análise do exemplo prático do tratamento internacional do México como tal: a Iniciativa Mérida. Finalmente, apresentamos uma breve análise de campo das repercussões societais do massacre de Aynotzinapa (2014).
ABSTRACT
This paper undertakes a brief criticism of the notion of "failed state", illustrating its limits with the inclusion Mexico in this framework. Such reflections are undertaken by a practical example of such reality: the Merida Initiative. We also present elements of fieldwork based analysis of societal repercussions of the massacre of Ayotzinapa (2014).
Palavras-chave: Estados Falidos, México, Iniciativa Mérida, Massacre de Ayotzinapa
Keywords: Failed States, Mexico, Merida Initiative, Ayotzinapa Massacre
DOI: 10.12957/rmi.2015.19457
Recebido em 01 de novembro de 2015 / Received on November 01, 2015
Aceito em 13 de dezembro de 2015 / Accepted December 13, 2015
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.