Malm, Andreas. A destruição da Palestina é a destruição do Planeta. Tradução de Natalia Engler. 1. ed. São Paulo: Editora Elefante, 2024. ISBN 978-65-88465-57-5 | Malm, Andreas. The Destruction of Palestine is the Destruction of the Planet. Translated by Natalia Engler. 1st ed. São Paulo: Editora Elefante, 2024. ISBN 978-65-88465-57-5
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2025.94009Parole chiave:
Palestina, Colonialismo fóssil, Solidariedade culturalAbstract
O ensaio de Andreas Malm propõe uma interpretação radical e histórica da conexão entre o imperialismo fóssil e a destruição sistemática da Palestina. A partir do bombardeio britânico à cidade de Akka em 1840, o autor constrói uma linha contínua entre o uso militar do carvão, o colonialismo europeu e a política energética contemporânea, culminando no genocídio em Gaza. A presente resenha propõe uma leitura interdisciplinar da obra, dialogando com expressões culturais como o engajamento humanitário de The Weeknd, para pensar a centralidade da Palestina nas disputas por clima, território e justiça global.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Gilroy, P. (1993). The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness. Cambridge (Massachusetts): Harvard University Press; Londres: Verso Books.
Klein, N. (2015). This Changes Everything: Capitalism vs. the Climate. New York: Simon & Schuster.
Jenkins, H.; Shresthova, S.; Gamber‑Thompson, L.; Kligler‑Vilenchik, N.; Zimmerman, A. (2016). By Any Media Necessary: The New Youth Activism. New York: New York University Press.
Latour, B. (2021). After Lockdown: A Metamorphosis. Cambridge (Mass.): Polity Press.
Mbembe, A. (2019). Necropolitics: Theory in Forms. Durham (NC): Duke University Press.
Santos, M. (2000). O papel ativo da geografia: um manifesto. Revista Território, São Paulo, 5(9), p. 103‑109.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Luis Otávio Vilela da Cruz

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
