A Produção da África e dos Africanos no Cinema | African and African-based film productions

Autores

Palavras-chave:

África, Cinema, Estereótipos

Resumo

O presente trabalho apresenta a formação de um imaginário póscolonial acerca do continente africano através das produções cinematográficas. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar como as produções voltadas para o público infantil contribuem para formação e afirmação deste imaginário a partir de saberes coloniais. Estas produções recorrem ao uso de estereótipos bem-marcados para este fim. Neste âmbito, mostraremos a conexão entre formação destes estereótipos e seus objetivos políticos, além da produção de conhecimento em meio a relações de poder, que hierarquizam regiões e indivíduos, além de estruturarem dicotomias que sustentam o mundo póscolonial. A fundamentação teórica parte das contribuições póscoloniais, importantes para a análise da construção de um imaginário e de uma identidade do continente africano. Além disso, a metodologia utilizada foi análise de discurso foucaultiana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Christine Bessa, Escola de Guerra Naval (EGN)

Bacharel em Relações Internacionais pela UNILASALLE-RJ. Doutora e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Subgrupo de Escassez de Recursos no Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (2018-2022).

Referências

Bhabha, H. K. (2013). O Local da Cultura. 2ª ed., Belo Horizonte, UFMG.

Chomsky, N. (2013). Mídia: propaganda e política. São Paulo: Martins Fontes.

Dorfman, A.; Mattelart, A. (2010). Para Ler o Pato Donald: comunicação de massa e colonialismo. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Foucault, M. (2019). Microfísica do Poder. 10ª Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.

Mudimbe, V. Y. (2019). A Invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Petrópolis: Vozes.

Seth, S. (2013). ‘Postcolonial Theory and the Critique of International Relations’. In: SETH, S. Postcolonial Theory and International Relations: a critical introduction. London and New York: Routledge.

Shapiro, M. J. (2020). The Cinematic Political: film composition as political theory. New York: Routledge; Introdução.

Silva, A. C. Imagens da África. (2012). 1ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras.

Wainaina, B. (2005) “How to Write about África”. Granta. Disponível em: http://www.granta.com/Archive/92/How-to-Write-about-Africa/Page-1 [acesso em 2 de mai. de 2013].

Filme

Madagascar. Direção: Eric Darnell, Tom McGrath. Produção: DreamWorks SKG, Pacific Data Images e DreamWorks Animation. Roteiro: Eric Darnell e Tom McGrath. EUA PARAMOUNT PICTURES. 2005. Colorido. Longa-metragem.

Downloads

Publicado

20-11-2025

Como Citar

BESSA, Marcelle Christine. A Produção da África e dos Africanos no Cinema | African and African-based film productions. Mural Internacional, Rio de Janeiro, v. 16, p. e91836, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/91836. Acesso em: 30 nov. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ | DOSSIER CULTURA RI