A Securitização do Mercosul: notas teóricas sobre segurança e a atuação de grupos domésticos na estabilização da política / Security in Mercosur: theoretical notes on security and the actions of domestic groups in political stabilisation
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2012.5911Resumen
Apesar de importante para as relações Brasil-Argentina, pouco se estuda o papel social do Mercosul para a estabilização da política e da segurança regional na América do Sul. Trago os Estudos Críticos de Segurança e a Sociologia Política Internacional para analisar o papel político da segurança e insegurança na constituição de um ambiente de estabilidade e cooperação. Não trato de segurança no sentido tradicional, mas da criação de um ambiente estável através de práticas cotidianas que transmitem familiaridade à sociedade, aproximando-a do Mercosul. Aponto que grupos domésticos são importantes agentes na incorporação dessas práticas, naturalizando o discurso oficial.
ABSTRACT
Despite its importance to Brazil-Argentina relations, Mercosur’s social role in stabilising regional policies and security in South America is little studied. In this article, I draw on critical security studies and international political sociology to analyse the political role of security and insecurity in the constitution of an environment of stability and cooperation. I do not address security in its traditional sense, but as the creation of a stable environment through daily practices that convey a sense of familiarity to society, bringing it closer to Mercosur. I identify which domestic groups are important agents for incorporating such practices, naturalising the official discourse.
Palavras-chave: Securitização, Mercosul, Discurso de (in)segurança.
Keywords: Securitisation, MERCOSUR, (in)security discourse.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2012.5911
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.