Ensino-Aprendizagem com Game of Thrones: aplicando ferramentas de Análise de Política Externa para analisar o Dragão, o Leão e o Lobo | Teaching-Learning with Game of Thrones: Applying Foreign Policy Analysis Tools to analyze the Dragon, the Lion and the Wolf
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2019.37927Palavras-chave:
Análise de Política Externa, Game of Thrones, Ensino-Aprendizagem.Resumo
Este artigo aplica ferramentas teóricas utilizadas para analisar liderança e
processo decisório na subdisciplina de Análise de Política Externa (APE) à série Game of Thrones. Busca-se demonstrar que a série e seus protagonistas podem ser utilizados como instrumentos para o aprendizado aplicado do conteúdo teórico de APE no campo de estudo de Relações Internacionais. Por meio de um exemplo prático, este artigo apresenta como é possível aplicar ferramentas de Análise de Traços de Liderança a três dos principais personagens de GOT: Jon Snow, Daenerys Targaryen e Cersei Lannister. Conclui-se que a aplicação de novos métodos para compreensão do conteúdo teórico das disciplinas enriquece, estimula e facilita o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Análise de Política Externa; Game of Thrones; Ensino-Aprendizagem.
ABSTRACT
This article applies theoretical tools used to analyze leadership and decision making in Foreign Policy Analysis (FPA) to Game of Thrones. It demonstrates that the series and its protagonists can be used as instruments for an applied learning of the FPA theoretical content in the field of International Relations. Through a practical example, this article presents how it is possible to apply Leadership Trait Analysis tools to three of GOT's main characters: Jon Snow, Daenerys Targaryen, and Cersei Lannister. It is concluded that the application of new methods to understand theoretical content enriches, stimulates and facilitates the teaching-learning process.
Keywords: Foreign Policy Analysis; Game of Thrones; Teaching-Learning.
Recebido em 23 out.2018 | Aceito em 22 ago.2019
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