Jornadas de Junho: o jornal O Globo e a produção de sentidos

Autores

  • Felipe Baptista Campanuci Queiroz

Palavras-chave:

jornadas de junho, produção de subjetividade, jornal O Globo.

Resumo

O presente artigo se destina a apresentar um breve exame dos levantes brasileiros de junho de 2013, ocorridos no contexto de revoltas que eclodiram em diversos países, a partir de 2011, especialmente os árabes e nos Estados Unidos, todos atravessados direta ou indiretamente pela grave crise econômica mundial causada pela falência do banco Lheman Brother’s, em 2008. Procura, especificamente, colocar em análise a relação entre os processos de subjetivação conduzidos pelo conteúdo do jornal O Globo em suas reportagens, fotos, artigos e editoriais sobre os levantes e o modo como são capturados os sentidos das manifestações populares que ocorreram nas chamadas Jornadas de Junho.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Baptista Campanuci Queiroz


Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ; Coordenador Executivo do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ; Advogado.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

QUEIROZ, Felipe Baptista Campanuci. Jornadas de Junho: o jornal O Globo e a produção de sentidos. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45994. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos