O Poder da Criação
Palavras-chave:
Criação, Filosofia não moderna, Sociologia não moderna, Pensamento contemporâneo, Música Popular Brasileira – SambaResumo
O argumento deste texto é que há embutida na letra do samba “O Poder da Criação” de João Nogueira e Paulo César Pinheiro uma teoria da criação. De forma poética os sambistas descrevem como ocorreria o processo da criação, estabelecendo o que para eles seria e o que não seria um ato criativo. Neste ensaio, a partir de um conjunto de conceitos advindos do pensamento contemporâneo o autor busca descrever uma teoria da criação que forneça elementos que propiciem um diálogo com a concepção de criação dos sambistas e o desdobramento dos seus argumentos quanto à prática da criação. Torna-se possível então detalhar o espaço proposicional em que agem os criadores e interpretar o samba de sua autoria à luz da filosofia e sociologia não moderna.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-06
Como Citar
ARENDT, Ronald João Jacques. O Poder da Criação. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41466. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.