Cartografias Clínicas: a produção de narrativas como dispositivo de formação no campo da Psicologia Social e Institucional

Autores

  • Fernanda Spanier Amador Psicóloga, Professora e Pesquisadora do Instituto de Psicologia/UFRGS
  • Jaime Carlos Vidarte Gaspary Psicólogo graduado pela UFRGS
  • Manoela Guimarães Gomes Psicóloga graduada pela UFRGS e residente do Programa de Saúde Mental pelo GHC
  • Thomaz Chaves Della Vechia Psicólogo graduado pela UFRGS e Mestrando do PPG de Psicanálise da UFRGS
  • Vanessa Felix dos Santos Psicóloga graduada pela UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71195

Palavras-chave:

clínica, processos institucionais, cartografia

Resumo

Este artigo apresenta elementos relativos à experimentação da escrita daquilo que chamamos Cartografias Clínicas no escopo da disciplina de Práticas Analítico-Institucionais do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São apresentados trechos de escritas produzidas pelos alunos e alunas a partir de situações experienciadas em seus estágios de ênfase em Psicologia Social e Políticas Públicas como um exercício analítico clínico-institucional dos processos de subjetivação envolvidos, incluindo-se nos seus próprios campos de intervenção, possibilitando a reflexão sobre a “feitura de si” enquanto estagiários e estagiárias em ato.  Discute-se a respeito de Clínica, Processos Institucionais, Cartografia e Narratividade.

 

 

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Amador, F. S., Gaspary, J. C. V., Gomes, M. G., Vechia, T. C. D., & Santos, V. F. dos. (2022). Cartografias Clínicas: a produção de narrativas como dispositivo de formação no campo da Psicologia Social e Institucional. Mnemosine, 18(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71195

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos