O sermão de Vieira aos escravos de um engenho da região da Plataforma do Recôncavo Baiano: dinamismo retórico e construção de argumentos persuasivos

Autores

  • Caio César Carvalho Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto
  • Marina Massimi Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto

Palavras-chave:

saberes psicológicos, sermão, escravidão

Resumo

O objetivo deste artigo é a análise da dinâmica retórica e dos conteúdos propostos num sermão proferido por Padre Antônio Vieira aos escravos de um engenho da região da Plataforma do Recôncavo Baiano pertencentes à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, em 1633, sendo o primeiro sermão pregado pelo jesuíta. Para isso, a História dos Saberes Psicológicos é utilizada como referencial teórico para interpretação após o processo de escolha das imagens a serem analisadas.  O sermão discute a questão do bem-comum para os escravos, utilizando-se de elementos clássicos da retórica como a composição de imagens, visando a construção de argumentos persuasivos. A análise aprofunda o uso das imagens no que diz respeito ao seu efeito mobilizador do dinamismo psíquico dos ouvintes e a decorrente força persuasiva no que diz respeito aos argumentos propostos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio César Carvalho, Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto.

Marina Massimi, Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto

Professora titular do Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

CARVALHO, Caio César; MASSIMI, Marina. O sermão de Vieira aos escravos de um engenho da região da Plataforma do Recôncavo Baiano: dinamismo retórico e construção de argumentos persuasivos. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41741. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)