Pesquisadora ou militante? Análises do pesquisar (sobre)implicação
Parole chiave:
análise de implicações, favelas, lan housesAbstract
Este artigo buscou trazer à tona alguns dos embates vividos no processo de uma pesquisa de doutorado, em que se teve como temática acompanhar o funcionamento e as implicações das lan houses nas favelas de Acari e Santa Marta, cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na confecção deste texto fizemos um recorte na pesquisa para discutir e compartilhar alguns aspectos que permearam a composição dos lugares do pesquisador e do objeto de pesquisa neste processo e os conflitos da pesquisadora no que tange a tal lugar e ao que se denomina pesquisar. Para tanto, nos aliamos às ferramentas da Análise Institucional Francesa, mais especificamente ao que René Lourau designa como análise de implicações.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2013-09-25
Come citare
LACAZ, Alessandra; PASSOS, Pâmella; LOUZADA, Williana. Pesquisadora ou militante? Análises do pesquisar (sobre)implicação. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41550. Acesso em: 28 lug. 2025.
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.