Aviso sobre a retomada da revista Mnemosine

2025-09-03

Comunicamos a todas as pessoas leitoras, autoras e avaliadoras da revista Mnemosine que estamos dando continuidade ao trabalho editorial da revista, após um período de pausa decorrente do falecimento de nossa querida professora Heliana de Barros Conde Rodrigues. Heliana foi uma das fundadoras e, por longo período, editora-chefe da revista, sendo a principal responsável pela consolidação deste espaço de pensamento crítico. Sua partida em março de 2024 deixou um grande vazio, ao mesmo tempo, em que reforça o compromisso que temos com a manutenção de sua trajetória e legado.

Desde o adoecimento de Heliana, ainda em 2023, a revista passou por um período de paralisação das atividades, tendo sido publicado, em 2024, apenas um número especial - “Modulações Helianas” – em sua homenagem. Desde meados do primeiro semestre de 2025, está em curso um processo de reestruturação, reorganização editorial, busca de fomentos e definição de novas diretrizes. A partir deste segundo semestre de 2025, a revista está retomando seu funcionamento, com o retorno à tramitação de manuscritos enviados e, em breve, publicação de novos números. O sistema permanecerá fechado devido ao grande número de textos recebidos ainda sem avaliadores atribuídos.

Às pessoas que submeteram manuscritos durante o período de transição, pedimos desculpas pela demora na tramitação. Caso tenham optado por publicar seus trabalhos em outro periódico ou prefiram não aguardar a retomada do fluxo editorial, sintam-se à vontade para retirar suas submissões.

Ao mesmo tempo, convidamos todas(os) que têm manuscritos em avaliação e demais colaboradoras(es) da revista a participarem como pareceristas voluntárias(os), ajudando a compor a rede de avaliação por pares e a viabilizar o retorno efetivo da Mnemosine.

Seguimos com o compromisso ético, político e coletivo de manter vivo este espaço de publicações que desnaturalizem realidades e possibilitem a ultrapassagem de limites aparentemente universais e/ou eternos, atentos às urgências do nosso tempo.

 

Alice De Marchi Pereira de Souza.
Editora-chefe da Revista Mnemosine.
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia/UERJ.