História antiga e usos do passado: ressignificações do pensamento de Sêneca pela abordagem cognitivo-comportamental da ciência psicológica
Parole chiave:
História Antiga, Psicologia, Sêneca, Terapia CognitivaAbstract
Diversos autores apontam similaridades entre a psicoterapia cognitiva fundada por Albert Ellis, denominada Terapia Racional Emotiva Comportamental, e a filosofia estoica. Tal semelhança se daria particularmente em relação à interdependência entre razão e emoção e ao conflito entre crenças racionais e irracionais. Este estudo buscou compreender as possíveis relações entre Estoicismo e Terapia Racional Emotiva Comportamental por meio da análise de como o pensamento de Sêneca tem sido reapropriado e ressignificado no desenvolvimento das principais teorias e fundamentos da terapia fundada por Ellis. Recorreu-se aos conhecimentos de História Antiga e Psicologia, com o objetivo de efetuar uma melhor análise do fenômeno abordado.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2017-12-04
Come citare
SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos; RANGE, Beatriz Isabel Zendron. História antiga e usos do passado: ressignificações do pensamento de Sêneca pela abordagem cognitivo-comportamental da ciência psicológica. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41740. Acesso em: 10 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.