Juventudes em conflito com a lei: uma revisão sistemática acerca das produções sobre a política de socioeducação em meio aberto.

Auteurs-es

  • Isaque Telles Quinteiro Faculdade Anhanguera Kroton Educacional
  • Moisés José de Melo Alves Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

DOI :

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66381

Mots-clés :

medidas socioeducativas, revisão sistemática, Psicologia Social.

Résumé

Este artigo realizou uma revisão sistemática de literatura em um viés narrativo. Para tal, a partir da delimitação do campo problemático, a pesquisa buscou descritores na base de dados da Scielo a fim de encontrar publicações da área da psicologia que versassem sobre as medidas socioeducativas em meio aberto. Assim, a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram encontrados oito artigos, classificados em dois campos de análise: estudos derivados da execução e estudos de coletas de dados. Como principais resultados, o artigo encontrou desde condições precárias de trabalho, práticas e concepções obsoletas, tanto no âmbito institucional formal quanto nos recintos cotidianos, até a utilização, por parte de alguns estudos, de ferramentas teórico-metodológicas que permitem vislumbrar a implementação do ECA e do SINASE. Não obstante, foram observadas também considerações incidindo em problematizações destes mesmos instrumentos legais.

 

 

Bibliographies de l'auteur-e

Isaque Telles Quinteiro, Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

Discente do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Kroton Educacional - Pelotas/RS.

Moisés José de Melo Alves, Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

Professor do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Kroton Educacional - Pelotas/RS.

 

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Publié-e

2022-04-25

Comment citer

Quinteiro, I. T., & Alves, M. J. de M. (2022). Juventudes em conflito com a lei: uma revisão sistemática acerca das produções sobre a política de socioeducação em meio aberto. Mnemosine, 18(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66381

Numéro

Rubrique

Artigos