A pesquisa-intervenção como método de estudo do trabalho docente

Autores

  • Alini Altoé
  • Cristiana Mara Bonaldi

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.57666

Resumo

Apresenta os caminhos percorridos para a construção de pesquisa de mestrado, que versa sobre a formação e o trabalho de professores(as), realizada no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus. Descreve como se estabeleceram os primeiros contatos com os(as) docentes a fim de construir um território de confiança, o que se desenvolvia em cada encontro, e traz algumas das análises produzidas pelo grupo. O método se delineia no encontro entre campo, participantes e pesquisadoras, no âmbito de uma pesquisa-intervenção, registrada em diário de campo. Assim, outros modos de pesquisar foram tecidos com o grupo de professores(as), a partir da emersão de deslocamentos, desnaturalizações, compartilhamentos e construções no decorrer da investigação. Desse modo, destaca os pequenos grupos, a atenção aos detalhes, as conversas e experienciações como ferramentas para fissurar as tradições escolares e as formas de existência que aprisionam a vida.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

ALTOÉ, Alini; BONALDI, Cristiana Mara. A pesquisa-intervenção como método de estudo do trabalho docente. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.57666. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/57666. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos