Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever?

Autores/as

  • Walter Omar Kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52682

Palabras clave:

pandemia, invenção, Simón Rodríguez

Resumen

Depois de uma apresentação do momento presente e da crise do capitalismo com a atual pandemia do COVID-19, o texto busca pensar as seguintes perguntas: qual seria o papel de uma formação inventiva de professores no atual cenário de suspensão aberto pela pandemia, que nos abre a possibilidade de novas formas de vida (nas escolas e fora delas)? O que fazer, em nome de uma formação inventiva de educadores, a partir de um momento crítico como o presente?  O artigo o faz a partir de uma leitura da frase “inventamos ou erramos”, de Simón Rodríguez, e da inspiração de pedagogia menina da pergunta de Paulo Freire.

 

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Biografía del autor/a

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador do CNPq e da FAPERJ

Coordenador do Projeto Capes-Print “Filosofia na infância da vida escolar”.

Publicado

2020-07-13

Cómo citar

KOHAN, Walter Omar. Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever?. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.52682. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/52682. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos