Encontros com a deficiência na universidade: deslocando o capacitismo em oficinas de formação inventiva

Autores/as

  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Pozzana Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52679

Palabras clave:

deficiência, política cognitiva, capacitismo

Resumen

O ingresso de alunos com deficiência nas universidades públicas pelo sistema de cotas foi estabelecido com a lei 13.409 e desde 2018 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem recebendo esses estudantes. Para além do desenvolvimento de dispositivos pedagógicos que garantam a acessibilidade desses alunos, coloca-se o problema das relações com professores, bem como entre alunos com e sem deficiência. Um dos problemas é a presença do capacitismo, que se manifesta em atitudes preconceituosas e práticas de opressão em relação às pessoas com deficiência. Uma formação universitária fundada na aquisição de competências e habilidades pode concorrer para que a política cognitiva capacitista seja perpetuada e mesmo acirrada. O conceito de formação inventiva (DIAS, 2011;2012) vai contra a lógica da capacitação e visa produzir outras políticas de cognição por meio de diferentes estratégias e dispositivos de formação. O objetivo do artigo é analisar a experiência de estudantes de iniciação científica e estagiárias em oficinas de formação inventiva no contexto de projetos de pesquisa-intervenção e de extensão com pessoas com deficiência. O estudo utiliza o método da cartografia (DELEUZE, GUATTARI, 1995; ROLNIK, 2006; PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS, KASTRUP e TEDESCO, 2014) e analisa diários de campo, com ênfase na narrativa de encontros dos estudantes com pessoas com deficiência. O estudo identifica experiências de problematização da imagem da deficiência como incapacidade, analisa o papel do corpo aprendiz e das experiências multissensoriais em oficinas de formação inventiva, indicando possíveis deslocamentos na política cognitiva capacitista.

Biografía del autor/a

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto de Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (Bolsa PQ CNPq) 

Laura Pozzana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. (Bolsa FAPERJ/CAPES)

Publicado

2020-07-13

Cómo citar

Kastrup, V., & Pozzana, L. (2020). Encontros com a deficiência na universidade: deslocando o capacitismo em oficinas de formação inventiva. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52679

Número

Sección

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos