Experimentação narrativa e produção de conhecimento no campo da saúde mental: o dispositivo de Gestão autônoma da medicação

Autores/as

  • André Miranda de Oliveira
  • Eduardo Henrique Passos Pereira

Palabras clave:

experiência, política narrativa, enação

Resumen

O presente trabalho busca contextualizar o campo conceitual acerca das políticas cognitivas, apostando na construção narrativa como parte intrínseca tanto dos processos de pesquisa quanto da expressão dos resultados encontrados. Aqui, a produção de uma experiência narrativa se apresenta e se produz ao longo do trabalho em si. Assim, ao partir da análise da trajetória de formação em psicologia e do acompanhamento de um Grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), nos colocamos a pensar o que são as políticas cognitivas dentro da História da Psicologia e de sua afirmação enquanto Ciência. Com o objetivo de repensar o tema da formação, propomos a discussão acerca da metodologia de pesquisa-intervenção de perspectiva cartográfica, apontando a potência da narrativa da experiência para os estudos da subjetividade. Nesse percurso, apresentamos o conceito de enação e o modo como as definições dos modelos cognitivos impactam nos modelos de formação, especificamente na formação em saúde mental.

 

 

Biografía del autor/a

André Miranda de Oliveira

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense

Eduardo Henrique Passos Pereira

Professor Titular na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Psicologia

Publicado

2019-10-17

Cómo citar

Oliveira, A. M. de, & Pereira, E. H. P. (2019). Experimentação narrativa e produção de conhecimento no campo da saúde mental: o dispositivo de Gestão autônoma da medicação. Mnemosine, 15(1). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45981

Número

Sección

B - Dispositivos de formação em saúde e políticas de escrita/narratividade