Vivendo com arte: experimentando o dispositivo grupo com os familiares de uma escola para deficientes visuais

Autores/as

  • Jerusa Machado Rocha
  • Clara Vilhena
  • Natália Ferreira
  • Verônica Gurgel

Resumen

Esse trabalho relata uma experiência de pesquisa-intervenção realizada em uma escola para deficientes visuais. Trata-se da construção de um dispositivo clínico grupal com pais e responsáveis por esses alunos. O objetivo desse texto é pensar as estratégias utilizadas para a construção do dispositivo frente aos desafios encontrados no campo e discutir nossa aposta clínica. Considerando as contribuições da Análise Institucional, pensamos a clínica em sua inseparabilidade entre as dimensões individual e coletiva, como práticas que produzem desvios das redundâncias da vida íntima. Concluímos que a construção do dispositivo grupo se baseia na formação de laços de confiança e que a formação desses laços não ocorre a partir da partilha do que é de foro íntimo e privado, mas, ao contrário, do que é comum e atravessa a todos. Por fim, destacamos que o uso de disparadores pode ser instrumento de grande importância na coletivização das discussões, promovendo rupturas em concepções pré-estabelecidas.

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Publicado

2014-10-20

Cómo citar

ROCHA, Jerusa Machado; VILHENA, Clara; FERREIRA, Natália; GURGEL, Verônica. Vivendo com arte: experimentando o dispositivo grupo com os familiares de uma escola para deficientes visuais. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41640. Acesso em: 25 may. 2025.

Número

Sección

Artigos

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