Um breve estudo sobre os modos de governo subjacentes aos saberes psicológicos: a presença da psicanálise nas instituições psiquiátricas

Autores/as

  • Arthur Arruda Leal Ferreira
  • Nira Kaufman
  • Carmem Zapata Cordeiro

Palabras clave:

Práticas de Governo, Psicanálise, Instituições

Resumen

Um dos campos possíveis para o estudo do surgimento dos saberes psicológicos é o das práticas de governo, ou governamentalidade, que se definem como as formas como se estrutura a condução da conduta alheia desde as formas pastorais do cristianismo primitivo até os modos atuais do Estado contemporâneo. Nas novas formas de governo presentes nas sociedades democráticas contemporâneas, o discurso psicanalítico, assim como as diversas práticas psi têm especial importância enquanto modo de gestão tecnocrática. Partimos da idéia de que a psicanálise é uma prática que se perpetua para além do consultório e de uma práxis individual, tendo um papel diretivo nas políticas sociais. O objetivo deste trabalho é estudar como o discurso psicanalítico produz formas de gestão de si e dos outros, pensando sua atuação dentro das instituições, no governo de coletivos, assim como de equipes no interior da reforma psiquiátrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-09

Cómo citar

FERREIRA, Arthur Arruda Leal; KAUFMAN, Nira; CORDEIRO, Carmem Zapata. Um breve estudo sobre os modos de governo subjacentes aos saberes psicológicos: a presença da psicanálise nas instituições psiquiátricas. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41430. Acesso em: 12 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>