Psicologia e Educação: resgate e produção de histórias
Palavras-chave:
Educação, Psicologia Escolar, fracasso escolarResumo
As peculiaridades do desenvolvimento da sociedade brasileira no século XX marcam o percurso do psicólogo nas práticas escolares. Através do trabalho de Maria Helena de Souza Patto, no qual o homem é colocado em relação ao homem situado, pode-se perceber o fracasso escolar como fruto de um modo de pensar/dizer educação e psicologia. A Educação, produtora de normas e formadora de subjetividades, apresenta à Psicologia o desafio de analisar as relações de poder e relações criadoras e reprodutoras das instituições que dão forma à vida escolar. O sujeito da modernidade com seu conformismo necessita do resgate da atitude filosófica e da intervenção da pesquisa como metodologia potencializadora de rupturas. Neste resgate do tempo das ações, o psicólogo escolar encontra-se inserido em um território de investigações, no qual fracasso e conquistas são parte integrante da escola, e sua prática deve proporcionar transformações e a permanente desnaturalização das instituições.Downloads
Publicado
2004-07-29
Como Citar
Rocha, M. L. da. (2004). Psicologia e Educação: resgate e produção de histórias. Mnemosine. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41356
Edição
Seção
Artigos
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