Um olhar sobre o ano de 1997: registros do informativo “Argumento” do CRP-05
Palabras clave:
significações imaginárias, interface fazer/dizer, neoliberalismoResumen
Para se resgatar a História da Psicologia é necessário olhar os registros do campo e refletir sobre a interface fazer/dizer. Assim, a análise dos temas abordados, no ano de 1997, na revista Argumento (editada pelo Conselho Regional de Psicologia da 5a Região) permite traçar um período desta história. Com base no conceito de palavra de Bakhthi e categorias de Castoriadis (concepções de criação; imaginário radical e efetivo; e significações imaginárias), pode-se identificar quais questões ficaram sem respostas. O estudo dos verbos utilizados nos editoriais e dos temas abordados na revista aponta reflexos da hegemonia do discurso neoliberal e da lógica de exclusão na psicologia, além da conseqüente abertura de espaço para a discussão: “Psicologia: crise de paradigmas ou crise social?”. Os recortes realizados, apesar de não representarem todos os objetos de estudos dos psicólogos, possibilitam um pensar sobre o fazer e um saber sobre o que se pensa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2004-07-29
Cómo citar
MACIEL, Ira Maria. Um olhar sobre o ano de 1997: registros do informativo “Argumento” do CRP-05. Mnemosine, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41344. Acesso em: 23 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.