Escrevendo com os fios da memória
Palavras-chave:
escrita-tempo, escrever sobre o escrever, tessitura temporal da escrita.Resumo
A meta desse trabalho é pensar com Bergson e Deleuze que há uma tessitura temporal onde se passa o fazer do texto. Utiliza-se Clarice Lispector, cuja obra problematiza o tempo, como intercessora. Aquele que escreve coincide com uma memória ontológica captada de dentro dela mesma. Apreensão de onde surge a imagem cristal que orienta o movimento das imagens-lembranças que se oferecem do fundo de um passado virtual; lembranças que recobrirão a linguagem guiando a interpretação. Então, as palavras, as frases não mais designam o que existe; ao invés, retiram do íntimo a expressão que produz o texto. Escrita que se torna a materialização da pulsação dos instantes, inscrevendo o corpo na palavra. Afirma-se a escrita-tempo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-09
Como Citar
DEBENETTI, Carmen Ines; FONSECA, Tania Mara Galli. Escrevendo com os fios da memória. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41531. Acesso em: 22 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.