Sustentabilidade afetiva e resistência: um estudo sobre intervenções artísticas urbanas.

Συγγραφείς

  • Mônica Tablas Martinez de Figueiredo Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66388

Λέξεις-κλειδιά:

sustentabilidade afetiva, resistência, arte.

Περίληψη

A cidade é concebida por Guattari (1992) como uma máquina produtora de subjetividades. Presencia-se no contemporâneo, entretanto, uma tentativa de uniformização dos modos de vida em subjetividades formatadas e regida pela lógica do capital, que pode por em risco a própria vida. Esta pesquisa teve por objetivo investigar as práticas que rompem, em alguma medida, com essa lógica. O estudo voltou-se para as intervenções urbanas e o combate do uso do grafite e da pichação na cidade de São Paulo (Brasil) no período em que foi implantado o denominado “Programa Cidade Linda” (2017). Os resultados mostram que as intervenções urbanas geram afetos, críticas, polêmicas e possibilidades de construir uma relação diferenciada com a cidade. Ao final, argumenta-se que a noção de sustentabilidade afetiva na interface com o conceito de resistência ajudam a compreender como ocorre a experimentação de modos de vida voltados para a produção de encontros urbanos potencializadores.

 

 

Βιογραφικά Συγγραφέων

Mônica Tablas Martinez de Figueiredo, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico da Faculdade da Alta Paulista de Tupã/SP.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina


Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP.
Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Bolsista Produtividade CNPq – N2.

 

Δημοσιευμένα

2022-04-25

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

Figueiredo, M. T. M. de, & Mansano, S. R. V. (2022). Sustentabilidade afetiva e resistência: um estudo sobre intervenções artísticas urbanas. Mnemosine, 18(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66388

Τεύχος

Ενότητα

Artigos