Psicologia experimental versus psicologia racional: um debate interno às instituições de ensino da Companhia de Jesus no século XX - Psicologia no ensino dos jesuítas

Συγγραφείς

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Λέξεις-κλειδιά:

psicologia experimental, psicologia racional, ensino da psicologia, instituições educacionais dos jesuítas

Περίληψη

O artigo aborda a discussão ocorrida em instituições educacionais da Companhia de Jesus sobre a função da psicologia no currículo de estudos, nas primeiras décadas do século XX na Europa. O estudo baseia-se num levantamento histórico de fontes inéditas no arquivo geral da Companhia de Jesus em Roma. A análise dos dados levantados evidencia que um dos temas mais debatidos é aquele das relações entre psicologia experimental e psicologia racional. Os resultados apontam que esta discussão é perpassada pela tensão entre tradição e inovação, que caracteriza a posição intelectual da Companhia como um todo; e pelo critério jesuíta da acomodação (acomodatio), ou seja, a necessidade da adequação ao contexto espaço-temporal de atuação. Mostram também que foi grande o interesse pela psicologia experimental no âmbito da Companhia naquele período histórico.

 

Λήψεις

Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.

Βιογραφικό Συγγραφέα

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Professora SeniorInstituto Estudos Avançados – USP 

Δημοσιευμένα

2018-11-19

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

MASSIMI, Marina. Psicologia experimental versus psicologia racional: um debate interno às instituições de ensino da Companhia de Jesus no século XX - Psicologia no ensino dos jesuítas. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41704. Acesso em: 5 ιουλίου. 2025.

Τεύχος

Ενότητα

Artigos

Τα περισσότερο διαβασμένα άρθρα του ίδιου συγγραφέα(s)