Conhecimentos contra coloniais em territórios indígenas
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61858Schlagworte:
contra colonização, epistemologia, povos indígenasAbstract
Esse artigo problematiza o trabalho de pesquisa com povos indígenas, apontando o exercício de modos de pesquisa ético-políticos numa visada contra colonizadora; fruto de interpelações quanto aos modos de produção de conhecimento e suas possíveis reproduções colonialistas neste gesto. A partir do território do estado do Espírito Santo onde encontram-se as etnias Guarani e Tupinikim, o trabalho teve como mote o propósito de realizar uma pesquisa atenta a outras bases de pensamentos e práticas. Os principais elementos contra colonizadores construídos foram: a problematização de bases epistemológicas colonialistas; a força da memória e seu cultivo; a relação de imanência com a terra; os conhecimentos orgânicos e a formação de um ethos transespecífico.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2021-08-27
Zitationsvorschlag
LEAL, Aida Brandão; CÉSAR, Janaína Mariano; SILVA, Fábio Hebert da. Conhecimentos contra coloniais em territórios indígenas. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61858. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61858. Acesso em: 22 mai. 2025.
Ausgabe
Rubrik
Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas
Lizenz
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.