Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde

Autor/innen

  • Ueberson Ribeiro Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61855

Schlagworte:

violências, escola, atividade, saúde

Abstract

Este estudo analisa as lutas que os professores de uma escola pública têm colocado em curso no trabalho para o enfrentamento das formas de violência. A pesquisa foi realizada com duas professoras e um professor de Educação Física, com os trabalhadores do corpo técnico-administrativo, pedagógico e com o vigilante da escola. O estudo teve duração de 16 meses de intenso trabalho de campo. Produziu dados por meio de conversas informais, registros de reuniões pedagógicas, momentos de planejamento, observação de aulas de EF, entrevistas e registros no diário de campo. Opera com o conceito de atividade de Schwartz (2004), o qual a concebe como esfera das microgestões inteligentes da situação, dimensão das astúcias e da produção de “histórias” que imprimem suas marcas no trabalho. O estudo torna evidente que as “violências na escola” também podem ser produzidas “na” própria escola, sendo os docentes convocados a gerir os riscos produzidos.

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Veröffentlicht

2021-08-27

Zitationsvorschlag

ALMEIDA, Ueberson Ribeiro. Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61855. Acesso em: 17 juni. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas