Clínicas da violência: contribuições da psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61846Schlagworte:
Psicanálise. Clínica da violência. Supervisão clínico-institucionalAbstract
O artigo discute contribuições psicanalíticas para uma clínica da violência, a partir da experiência do projeto de extensão Supervisão clínico-institucional para a equipe do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV). O projeto, orientado à luz da psicanálise, propõe três eixos de trabalho: político-institucional, teórico-crítico e prático-clínico. Descrevemos a metodologia utilizada, inspirada nas conversações psicanalíticas (MILLER, 2005) e em outras propostas de psicanálise em situações sociais críticas (BROIDE; BROIDE, 2016). Discorremos também acerca de contribuições psicanalíticas para tratar da complexidade envolvida nas situações de violência, como as noções de ancoragens (BROIDE; BROIDE, 2016) e alçamento (GUERRA; MOREIRA, 2020), para pensar estratégias clínicas de trabalho em rede e com os pacientes; e a noção de prática entre vários (DI CIACCIA, 2005), para lidar com a multiplicidade de saberes envolvidos na abordagem clínica da violência.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2021-08-27
Zitationsvorschlag
FERRAZ, Ana Clara Daher Carneiro; SILVA, Beatriz Oliveira da; BISPO, Fábio Santos; VARGAS, Jaqueline Ribeiro; DUTRA, Júlia Ott; DALFIOR, Natalia Soares. Clínicas da violência: contribuições da psicanálise. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61846. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61846. Acesso em: 22 mai. 2025.
Ausgabe
Rubrik
Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas
Lizenz
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.