CAMPANHA DE VACINAÇÃO IDEOLÓGICA: marketing, desejo e subjetivação em tempos de reestruturação produtiva do capital

Autor/innen

  • Alexandre Magno Teixeira de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO – Departamento de Saúde Coletiva.

Schlagworte:

ideologia, marketing, subjetivação

Abstract

Trata-se de um ensaio crítico que, forma geral, propõe reflexões acerca das relações entre ideologia, marketing, desejo e subjetivação em contextos de reestruturação produtiva do capital. Defende-se a relevância acadêmica e social do debate permanente sobre mudanças nas formas de organização da economia e gestão do trabalho e de como essas transformações geram sofrimento psíquico para os trabalhadores e impacto nas formas de embate entre capital e trabalho. Argumenta-se da premência de se pôr em pauta, no cerne dos debates em psicologia crítica, as relações entre as categorias trabalho e subjetividade. Evidencia-se a dialética do processo de alienação e analisa-se o processo de produção de consciência alienada que se dá por intermédio dos meios de comunicação. Expõe-se, além de operações de subjetivação explícitas na propaganda de produtos e serviços, algumas armadilhas semânticas exploradas pelo marketing que se embute e se dissimula no jornalismo, sobretudo o televisivo, em tempos de impeachment.

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Autor/innen-Biografie

Alexandre Magno Teixeira de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO – Departamento de Saúde Coletiva.

  

Veröffentlicht

2018-11-19

Zitationsvorschlag

CARVALHO, Alexandre Magno Teixeira de. CAMPANHA DE VACINAÇÃO IDEOLÓGICA: marketing, desejo e subjetivação em tempos de reestruturação produtiva do capital. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41695. Acesso em: 10 mai. 2025.

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Artigos