Mordaças e revoltas em sociedades democráticas: lei, norma e moral.

Autor/innen

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Professora adjunta IV de Psicologia Social-UFPA. Psicóloga/UNESP. Mestre em Psicologia Social/UNESP. Doutora em História Cultural/UNESP.
  • Dolores Galindo Professora adjunta IV em Psicologia Social/UFMT. Doutora e Mestre em Psicologia Social/PUC-SP. Psicóloga/UFPE.
  • Daiane Gasparetto da Silva Bolsista de Doutorado em Psicologia/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Psicóloga/UFPA.
  • Marcelo Moraes Moreira Psicólogo/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA. Coordenador do curso de Psicologia/ESAMAZ.
  • Bruno Jay Mercês de Lima Enfermeiro/UEPA. Psicólogo/UFPA. Mestrando de Picologia/UFPA.

Schlagworte:

mordaças, judicialização, medicalização

Abstract

Este artigo analisa as práticas de resistências às mordaças, em contextos democráticos. A crise institucional das democracias mundiais e da brasileira foi acompanhada por movimentos que não cessaram de questionar o estatuto concretamente participativo e representativo das democracias atuais. Em uma perspectiva histórica, são problematizados acontecimentos analisadores efetuados pelos movimentos sociais de junho de 2013 e de alguns outros que ocorreram contemporaneamente. Pensamos as práticas realizadas após os movimentos e os protestos feitos, tais como: repressões policiais, judicialização e medicalização dos manifestantes.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marcelo Moraes Moreira, Psicólogo/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA. Coordenador do curso de Psicologia/ESAMAZ.

  

Veröffentlicht

2015-09-14

Zitationsvorschlag

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores; SILVA, Daiane Gasparetto da; MOREIRA, Marcelo Moraes; LIMA, Bruno Jay Mercês de. Mordaças e revoltas em sociedades democráticas: lei, norma e moral. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41615. Acesso em: 22 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>