Outras doces barbáries: a força dos carnavais na disputa do presente
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71183Schlagworte:
carnaval, alegria, metodologiaAbstract
A partir de imersão investigativa sobre os sentidos de carnaval na cidade, o artigo orienta-se para uma abordagem da polissemia do carnaval, em seu sentido histórico-político e na ressonância das imagens de carnaval em vínculos férteis durante o trabalho de investigação. Olhar para o carnaval é, em certa medida, olhar para a história de nossas cidades e dos esforços oficiais de contenção do que nunca será definitivamente governado. O artigo aborda os signos do carnaval que nos mantém conectados com as vozes e os gestos minoritários que inventam a cidade ao se fazerem presentes nela. A cidade, a escrita e o carnaval são os temas que sustentam o argumento do presente artigo.
Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2022-11-10
Zitationsvorschlag
CECCHETTI, Juliana; FERREIRA, Marcelo. Outras doces barbáries: a força dos carnavais na disputa do presente. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2022. DOI: 10.12957/mnemosine.2022.71183. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/71183. Acesso em: 10 mai. 2025.
Ausgabe
Rubrik
Parte especial – Dossiê: ABRIR O PRESENTE: INVENTAR MUNDOS, NARRAR A VIDA, ENFRENTAR O FASCISMO
Lizenz
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.