Algumas contribuições de Cornelius Castoriadis para a psicanálise: da psique monádica ao ser social-histórico
Schlagworte:
Cornelius Castoriadis, psicanálise, social-históricoAbstract
Este texto versa sobre algumas contribuições de Cornelius Castoriadis para a psicanálise, no que diz respeito a conceitos criados para melhor elucidar aporias na teoria freudiana, graças à criação de novos conceitos e categorias como a psique monádica, o imaginário radical, o imaginário social, a imaginação radical e o social-histórico. O método usado é o de destrinchar fontes bibliográficas para extrair dados para confeccionar a análise. Os resultados mostram que é pelos próprios processos de humanização e socialização que a mônada consegue sublimar seu estado de gozo primal como mônada psíquica, assim tecendo laços de amor e deslocando o amor/ódio de si para um objeto externo.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2008-12-06
Zitationsvorschlag
TAURO, David Victor-Emmanuel; BALTHAZAR, Fernanda Maurer; FURTADO, Vanessa Clementino. Algumas contribuições de Cornelius Castoriadis para a psicanálise: da psique monádica ao ser social-histórico. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41445. Acesso em: 11 mai. 2025.
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.