Cartografias Clínicas: a produção de narrativas como dispositivo de formação no campo da Psicologia Social e Institucional

Autores

  • Fernanda Spanier Amador Psicóloga, Professora e Pesquisadora do Instituto de Psicologia/UFRGS
  • Jaime Carlos Vidarte Gaspary Psicólogo graduado pela UFRGS
  • Manoela Guimarães Gomes Psicóloga graduada pela UFRGS e residente do Programa de Saúde Mental pelo GHC
  • Thomaz Chaves Della Vechia Psicólogo graduado pela UFRGS e Mestrando do PPG de Psicanálise da UFRGS
  • Vanessa Felix dos Santos Psicóloga graduada pela UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71195

Palavras-chave:

clínica, processos institucionais, cartografia

Resumo

Este artigo apresenta elementos relativos à experimentação da escrita daquilo que chamamos Cartografias Clínicas no escopo da disciplina de Práticas Analítico-Institucionais do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São apresentados trechos de escritas produzidas pelos alunos e alunas a partir de situações experienciadas em seus estágios de ênfase em Psicologia Social e Políticas Públicas como um exercício analítico clínico-institucional dos processos de subjetivação envolvidos, incluindo-se nos seus próprios campos de intervenção, possibilitando a reflexão sobre a “feitura de si” enquanto estagiários e estagiárias em ato.  Discute-se a respeito de Clínica, Processos Institucionais, Cartografia e Narratividade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

AMADOR, Fernanda Spanier; GASPARY, Jaime Carlos Vidarte; GOMES, Manoela Guimarães; VECHIA, Thomaz Chaves Della; SANTOS, Vanessa Felix dos. Cartografias Clínicas: a produção de narrativas como dispositivo de formação no campo da Psicologia Social e Institucional. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2022. DOI: 10.12957/mnemosine.2022.71195. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/71195. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)