A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas
Palavras-chave:
música, clínica-política, jovens de baixa-rendaResumo
Este artigo analisa o uso da canção popular brasileira como dispositivo de intervenção no campo da Clínica ético-política e da História Oral. Trabalhamos com grupos de jovens entre 10 a 14 anos em oficinas de composição musical realizadas em duas favelas: a favela da Mangueira e a favela do Morro dos Macacos, situadas na cidade do Rio de Janeiro. Procuramos analisar a canção como uma fonte vigorosa para uma história do tempo presente, podendo evidenciar a reserva/fonte de memória de um grupo em uma época, servindo de resistência ao produzir questionamentos dos modelos hegemônicos com a invenção de mundos diferentes.
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Publicado
2016-12-26
Como Citar
LIMA, Martha Bento. A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41655. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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