Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica

Autores

  • Carolina Salomão Corrêa
  • Solange Jobim e Souza

Palavras-chave:

epistemologia, metodologia, fragmento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar alguns conceitos de Walter Benjamin que amparam uma reflexão acerca da construção de uma metodologia que admite a ideia do fragmento como estratégia epistemológica para aceder ao conhecimento. Dispor em artigos a concretização de um trabalho de pesquisa compreende desafios que as contribuições metodológicas de Benjamin nos auxiliam a superar. A partir do conceito de coleção, mas também de desvio, fragmento, alegoria, constelação, encontramos na obra do autor a concepção de um método que tem compromisso com as questões da pesquisa e que, por essa razão, deve estar atrelado às intenções do pesquisador. Uma metodologia que é, portanto, construída em simultaneidade com a pesquisa. Com base nas ideias de Benjamin, o que se pretende aqui é propor argumentos sólidos que amparem a ideia de uma escrita que obedece aos desvios do pensamento provocados pelo contexto da própria investigação.

 

 

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

CORRÊA, Carolina Salomão; SOUZA, Solange Jobim e. Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41651. Acesso em: 15 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos