Histórias do trabalho em um Restaurante Universitário: entre conversas, panelas e temperos
Palavras-chave:
Restaurante Universitário, cozinha, trabalhoResumo
Trata-se de pesquisa desenvolvida junto com os trabalhadores de um Restaurante Universitário, durante o expediente, numa atenção aberta às questões surgidas nessa experimentação. Tal atividade parece figurar como tarefa fundamentalmente feminina. As principais questões apresentadas são: o ritmo acelerado de trabalho; as divisões na cozinha, entre os trabalhadores com maior escolarização e também entre servidores e funcionários terceirizados; a saúde como capacidade de inventar modos de trabalhar e também os desgastes promovidos por anos de trabalho numa função penosa; e a questão do cuidado, para com o patrimônio público, com os colegas de trabalho, com a comida fornecida e com os usuários do RU.Downloads
Publicado
2012-08-17
Como Citar
Fernandes, C. P., Barros, M. E. B. de, & Oliveira, S. P. de. (2012). Histórias do trabalho em um Restaurante Universitário: entre conversas, panelas e temperos. Mnemosine, 8(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41576
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.