Sandra Goulart Almeida (UFMG) entrevistada por Fernanda Medeiros e Poliana Arantes
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2020.47947Palavras-chave:
EntrevistaResumo
Quando pensamos em quem entrevistar para este número aberto da MATRAGA, sabíamos que teria de ser alguém intimamente envolvido com as questões urgentes do país e com os enormes desafios impostos à universidade pública. Poliana Arantes logo sugeriu o nome de SANDRA REGINA GOULART ALMEIDA, Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2022) e professora titular de estudos literários da mesma instituição, e a ideia me pareceu perfeita. Touché. Sandra, que foi vice-reitora da UFMG de 2014 a 2018, é a terceira reitora da universidade e uma das menos de vinte reitoras mulheres dentre os atuais gestores e gestoras das 63 universidades federais no Brasil. Sua atuação acadêmica e institucional sempre foi pautada por um olhar comprometido com questões contemporâneas, refletidas nos seus temas preferenciais de pesquisa: literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, crítica literária feminista, estudos da diáspora e do espaço na literatura. Na conversa que tivemos com ela em 9/12/19, por telefone, e que segue transcrita, fica claro seu engajamento intenso com a vida universitária, seja como gestora, seja como pesquisadora, seja por meio do compromisso com a visibilidade das mulheres. Além do mais, escutar Sandra é uma espécie de alento, tamanhas a sua disposição e perseverança para lidar com os enormes desafios à educação, à cultura e às artes impostos nestes tempos em que vivemos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.