A trajetória das concepções de discurso e de gramática na perspectiva funcionalista

Autores

  • Mariangela Rios de Oliveira UFF/CNPq
  • Sebastião Josué Votre UFF/UGF/CNPq

Palavras-chave:

funcionalismo, discurso, gramática, uso linguístico.

Resumo

Desde a década de 70, em que se definiu como perspectiva analítica de modo mais específico, até os dias atuais, a vertente funcionalista de orientação norte-americana vem refinando seus princípios teóricos e atualizando os pressupostos com que investiga os fenômenos linguísticos. No âmbito de sua trajetória de pesquisa, ganham destaque as concepções de discurso e de gramática. Embora não haja discrepância em relação a essas definições iniciais, houve, durante mais de três décadas, acréscimos e reformulações na base desses conceitos, de modo a tentar dar conta dos resultados mais recentes de pesquisa, de procurar descrever e analisar interpretativamente o chamado uso linguístico. O presente artigo perpassa essa trajetória, tanto do ponto de vista dos rumos internacionais quanto dos nacionais, destacando, no Brasil, a produção do Grupo de Estudos Discurso & gramática, pioneiro nessa linha de investigação. Além da apresentação das definições referidas e de seu refinamento, procura-se também apontar problemas, tendências e desafios de pesquisa, nessa área de investigação que ainda tem muito a contribuir para o maior conhecimento das práticas linguajeiras.

Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, UFF/CNPq

Professora associada de língua portuguesa da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Letras e edita a Revista Gragoatá, do referido programa. É vice-coordenadora do GT de Descrição de Português da Anpoll e coordenadora nacional do Grupo de Estudos Discurso & gramática . Integra ainda o comitê de pareceristas da SBPC, atua como consultora ad hoc de instituições como a Faperj, Fapesp, CNPq, Gel/SP, entre outras, e é pesquisadora do CNPq. Foi uma das organizadoras do livro Linguística funcional: teoria e prática, 2003, e da Revista Gragoatá 21, com o tema Usos linguísticos . Tem uma série de artigos em periódicos e capítulos de livro voltados para a pesquisa da morfossintaxe do português na vertente funcionalista de orientação norte-americana e sua interface com questões de ensino de língua materna no Brasil. Expresidente da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro (Assel-Rio) e atual segunda secretária desta associação.

Sebastião Josué Votre, UFF/UGF/CNPq

Professor associado de língua portuguesa da Universidade Federal Fluminense e titular de representações sociais e imaginário social da Universidade Gama Filho. É pesquisador do CNPq e da FAPERJ. Atua como consultor ad hoc da Faperj e do CNPq. É organizador da coletânea em homenagem ao Professor Anthony Naro, publicada com suporte da FAPERJ em 2008. Tem artigos em periódicos e capítulos de livro voltados para a pesquisa do imaginário e das representações sociais, bem como da morfossintaxe do português.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Oliveira, M. R. de, & Votre, S. J. (2009). A trajetória das concepções de discurso e de gramática na perspectiva funcionalista. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27798

Edição

Seção

Estudos Linguísticos