A trajetória das concepções de discurso e de gramática na perspectiva funcionalista
Palavras-chave:
funcionalismo, discurso, gramática, uso linguístico.Resumo
Desde a década de 70, em que se definiu como perspectiva analítica de modo mais específico, até os dias atuais, a vertente funcionalista de orientação norte-americana vem refinando seus princípios teóricos e atualizando os pressupostos com que investiga os fenômenos linguísticos. No âmbito de sua trajetória de pesquisa, ganham destaque as concepções de discurso e de gramática. Embora não haja discrepância em relação a essas definições iniciais, houve, durante mais de três décadas, acréscimos e reformulações na base desses conceitos, de modo a tentar dar conta dos resultados mais recentes de pesquisa, de procurar descrever e analisar interpretativamente o chamado uso linguístico. O presente artigo perpassa essa trajetória, tanto do ponto de vista dos rumos internacionais quanto dos nacionais, destacando, no Brasil, a produção do Grupo de Estudos Discurso & gramática, pioneiro nessa linha de investigação. Além da apresentação das definições referidas e de seu refinamento, procura-se também apontar problemas, tendências e desafios de pesquisa, nessa área de investigação que ainda tem muito a contribuir para o maior conhecimento das práticas linguajeiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.